Os projetos da Vernissage 2023 buscam um olhar sobre a identidade cultural brasileira

No Elite, acreditamos que ensinar ultrapassa os limites da sala de aula. Seja colocando em prática os conhecimentos adquiridos ou estimulando o pensamento crítico, nossos eventos e projetos são pensados para todas as idades e segmentos. Entre alguns exemplos, podemos citar o projeto Vernissage, que é uma mostra cultural com releituras artísticas produzidas por alunos.

Os estudantes criam quadros, pinturas, colagens, desenhos e esculturas, enquanto aprendem sobre a vida dos artistas e o contexto histórico dos seus trabalhos.

O tema que está guiando as produções da Vernissage de 2023 é “Brasil, origens e heranças: um olhar sobre nossas profundas raízes culturais”, buscando trazer à tona um olhar sobre a identidade cultural brasileira. A escolha do tema não foi por acaso. Afinal, este ano marca os 20 anos da Lei n° 10.639, que estabelece o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio. Ademais, há 15 anos, foi criada a Lei n° 11.645, que complementa a Lei n° 10.639, ao acrescentar  a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena. Ambas alteram a Lei n° 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Durante muito tempo, a imagem do nosso país foi construída a partir de uma perspectiva eurocêntrica. Contou-se a história do Brasil através do ponto de vista, dos parâmetros e da influência europeia, o que resultou em uma construção distorcida da nossa identidade sociocultural e, ainda, conjecturas históricas repletas de controvérsias e lacunas. Basear toda a história brasileira nos parâmetros da Europa Ocidental somente leva a ignorar as demais culturas e povos – principalmente os africanos e os povos originários das Américas,  que contribuíram fundamentalmente para a formação da sociedade, cultura e identidade brasileira.

Por isso, acreditamos que reconhecê-los como formadores ativos da identidade cultural brasileira é essencial, contribuindo para a diminuição das discriminações raciais e sociais atreladas a esses grupos culturais.

O projeto Vernissage deste ano visa, então, trazer à tona esse olhar sobre nossas raízes e identidades. A reconexão com nossas raízes permite encontrar o significado de pertencimento e de legado. O principal benefício da inclusão dos temas no currículo é o encontro dos alunos com a sua própria história.

O resultado dessa reflexão são os trabalhos exibidos na Vernissage, com a produção de obras que nossos estudantes construíram a partir do olhar e da compreensão deles sobre o tema.

Aqui no Elite, através de projetos artísticos como esse, buscamos incentivar o gosto pela arte e a criatividade dos nossos alunos desde cedo. São algumas das realizações práticas que valorizam nossas premissas e o progresso dos alunos através do engajamento, entusiasmo e criatividade.

As famílias são convidadas especiais para as apresentações da Vernissage! Entre em contato com a sua unidade e verifique a data e o horário do evento.

Escrito por:
Louise Delia


Posts relacionados: