Desafios da adolescência: como ter uma relação saudável com o seu filho?

Sabemos que a adolescência é um importante período de transição na vida de qualquer indivíduo. Nessa fase, os adolescentes passam por diversas mudanças, físicas e psicológicas, que podem gerar uma sensação de insegurança e/ou sintomas de ansiedade. Como os responsáveis podem atuar nesse processo?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se adolescente o indivíduo que possui entre 12 e 18 anos de idade. Nesse período, a percepção sobre si e sobre o mundo começa a mudar. Surgem projetos para o futuro, provas para os vestibulares, novas amizades e novos obstáculos para superar. 

Por isso, ter uma base sólida e uma boa comunicação familiar fará toda a diferença para oferecer a estabilidade, a segurança e o afeto que o seu filho precisa. 

Preparamos algumas dicas que podem ajudar pais e responsáveis em um caminho para uma relação mais saudável com seus filhos durante a adolescência. Confira!

1) A internet pode ser uma aliada?

Assistir a filmes e séries, interagir com amigos, fazer compras… É inegável que diversos aparelhos tecnológicos estão presentes na vida de jovens e adolescentes cada vez mais cedo.

O acesso a esses novos conteúdos pode trazer muitos benefícios: com eles, é possível desenvolver uma mente mais aberta, expandir o vocabulário e absorver informações sobre os mais variados assuntos.

Ao mesmo tempo, o uso excessivo pode ser um problema, com riscos de perda de importantes habilidades de desenvolvimento, além de riscos à segurança e à privacidade dos adolescentes.

Então, a internet pode, sim, ser uma boa aliada, mas é importante saber dialogar e equilibrar o tempo gasto no mundo virtual. O ideal é não proibir, mas conversar com o jovem sobre a importância de distribuir o tempo de forma saudável, incentivando o momento para estudo, descanso, visita aos amigos e até para exercícios físicos.

2) Esteja disponível para dialogar

Conversar, escutar, aconselhar e acolher é importante para qualquer tipo de relacionamento. E, como em qualquer relação, ao dialogar com seu filho, você também terá situações em que nem sempre existirá um acordo de imediato. É necessário ouvir todos os pontos e manter a conversa com educação e respeito, para mostrar que você está lá para auxiliar, não para castigar.

Se for preciso restringir certas atitudes ou aplicar regras, faça de forma coerente e sem excessos, porque isso será importante para desenvolver o senso de responsabilidade e equilíbrio do adolescente.

3) Compartilhe interesses

Sabemos que, nessa faixa etária, novos hobbies começam a surgir. O que pode ser um diferencial na relação é encontrar um interesse ou atividade em comum, seja sobre leitura, filmes, esportes etc. Dessa forma, fica mais fácil estar presente e participar de forma natural da vida dos filhos.

4) Incentive a independência

Ao acompanhar o desenvolvimento do seu filho, estimule que ele expanda suas visões e comece a pensar criticamente sobre as suas próprias decisões. 

Mesmo que os adolescentes ainda sejam dependentes, é ótimo poder contribuir para a autonomia deles, para que se tornem adultos conscientes de suas ações.

5) Esteja presente também na escola

Outro ponto significativo é manter contato regular com a escola, afinal, ela realiza uma parceria importante com a família. Participar de reuniões, eventos, acompanhar as novidades acadêmicas e as demais atividades da comunidade escolar pode ajudar a fortalecer a relação com seu filho.

Aqui, no Elite, a equipe pedagógica está sempre atenta às necessidades dos alunos, fazendo mapeamentos sobre os desafios e avanços, e conversando com familiares e estudantes.

O objetivo é desenvolvê-los de forma integral, indo além da sala de aula, auxiliando no crescimento pessoal e na realização do sonho de cada um.

> Ainda não faz parte da família Elite? Inscreva-se no Bolsão 2023! https://ensinoelite.com.br/bolsao2023/

Escrito por:
Louise Delia


Posts relacionados: