Maratona de férias - 12 filmes e séries para pensar

As férias chegaram, é hora de descansar. Mas nem por isso podemos perder o foco nos nossos objetivos, não é? Pensando nisso, nós fizemos uma lista com 12 filmes e séries para você assistir e, de quebra, exercitar habilidades,como lógica, geografia, política e por aí vai. Ah, como nós amamos a sétima arte! Prepare sua pipoca porque essa seleção vai te deixar de cabeça quente! No bom sentido, é claro. 😉

 

– Interestelar

O Planeta Azul está com suas reservas naturais esgotadas e não é mais habitável. A solução? Uma viagem sem volta para colonizar outros planetas. Esse ganhador do Oscar traz uma inovadora perspectiva sobre a finitude da existência humana.

 

– O Jogo da Imitação

Um homem, dois segredos e uma missão: impedir o avanço das tropas nazistas. Em 1939, uma agência de inteligência se vê diante do maior desafio de sua história e falhar não está nos cálculos desse gênio.

 

– A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

Um anos após o fim Segunda Guerra Mundial, uma escritora londrina começa a trocar cartas com alguns moradores da distante Ilha de Guernsey. Com uma excelente direção de fotografia, esse longa expõe o poder transformador da literatura.

 

– The Get Down

Nova Iorque, década de 1970. A música mais tocada nas rádios é disco music, mas acompanhando o grupo de get down do Brooklyn, o espectador termina cada episódio com a certeza do poder sociolibertador da música.

 

– Suíte Francesa

De forma poética e delicada, o filme expõe a dura realidade de uma das cidades francesas ocupadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A trama mostra-se mais complexa do que parece quando uma mulher se apaixona pelo oficial alemão hospedado em sua casa.

 

– A Grande Aposta

O ano é 2008 e o mercado financeiro norte-americano está à beira de um colapso. Um grupo de gênios da Bolsa de Valores prevê a crise e faz uma fortuna às custas de uma economia destruída.

 

– Agentes do Destino

Nesse filme estrelado por Emily Blunt e Matt Damon, somos levados a uma profunda reflexão sobre como nossas escolhas determinam, de fato, o nosso futuro. Questões como sonhos, poder e sucesso são o pano de fundo dessa cativante história de amor. 

 

– Fome de Poder

Com Michael Keaton como protagonista, o filme biográfico conta a história da ascensão de uma das maiores redes de fast food do mundo. Por 115 minutos, acompanhamos de que maneira um representante comercial de Illinois se tornou um dos homens mais ricos do mundo. 

 

– The Handmaid’s Tale

Premiada mundialmente, essa série leva seus fãs a uma perturbadora reflexão sobre questões sociais importantes do nosso tempo. Vivendo em uma distopia, June precisa encontrar um jeito de suportar sua nova vida como escrava dos comandantes.

 

– The Tudors

38 episódios não são o suficiente para comportar a grandiosidade (e loucura!) dos 40 anos de reinado do soberano inglês Henrique VIII ao lado de suas seis esposas. A série faz uma viagem precisa a um tempo em que o poder de um homem era medido pelo quanto ele era temido.

 

– Narcos

Na Colômbia do final do século XX, Wagner Moura interpreta Pablo Escobar. Sucesso de crítica, a série toca em temas bastante atuais, como o narcotráfico e as profundas e variadas raízes dos problemas sociais da América Latina.

 

– The Crown

Esse seriado, que já nasceu sendo um clássico, retrata os dramas da coroa britânica ao longo dos anos. Recheado de referências históricas e com um elenco de sucesso, é impossível não se envolver nesse conto real.

 

BÔNUS

– Cara gente branca

Ao longo das suas três temporadas, a série debate questões importantes e, mesmo assim, tão pouco discutidas. A trama, que se passa em uma universidade norte-americana, aborda temas muito importantes – e verossímeis –  no que diz respeito às dificuldades enfrentadas pelos protagonistas tais como preconceito racial e étnico, dificuldades de relacionamento e bullying.

 

– Merlí

Um professor sem casa, uma aula não convencional e uma turma difícil são os elementos dessa série superinteressante sobre educação e filosofia. A cada episódio, somos apresentados a um pensador diferente e, assim, a novas formas de ver a vida.

Escrito por:
Ursula Laino


Posts relacionados: