Checklist Enem 2021 ✓

Estão chegando os dois dias de prova do Enem 2021, e é imprescindível estar preparado, com tudo organizado.

Por isso, além de bastante estudo, é preciso planejamento para obter sucesso no maior exame brasileiro. E por aí, tudo certo? Caso ainda não, fique tranquilo! Com o objetivo de te ajudar a não se esquecer de nada e poder fazer a prova com ainda mais tranquilidade, preparamos este artigo, um checklist final para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Datas das provas:

Horário:

O início das provas é às 13h30 (horário de Brasília), e os candidatos só poderão deixar o local após às 15h30. Caso queiram levar o caderno de questões, os candidatos deverão ir embora apenas a partir das 17h30 no primeiro domingo e 18h30 no segundo domingo.

Para evitar contratempos, a organização do Enem recomenda que você chegue com antecedência ao local de prova do Enem. Normalmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, mas, para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus, o acesso aos prédios pode ser feito meia hora mais cedo, às 11h30.

Local da prova:

Caso sua prova seja presencial, verifique qual será o local de realização e aproveite para começar a se planejar. Busque a rota mais rápida e se atente ao meio de locomoção que irá utilizar.

Escolha o melhor caminho para chegar ao local de prova do Enem e saia de casa com antecedência. Como são muitos participantes, neste dia, pode haver trânsito.

Não é obrigatório levar o Cartão de inscrição do Enem impresso, mas tê-lo em mãos poderá te ajudar a encontrar o seu prédio e sua sala de forma mais rápida.

O que levar:

– Documento original com foto: carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), passaporte, carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e certificado de reservista ou de dispensa que contenha foto. Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas.

– Caneta esferográfica transparente de tinta preta (a única aceita no Enem).

– Máscara de proteção contra a Covid-19.

– Cartão de inscrição.

– Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cerais e frutas. Para beber, água é sempre uma boa ideia.

Por último: não se esqueça de acreditar que você é totalmente capaz de realizar uma boa prova.

 

Boa sorte!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe este artigo com quem irá realizar o Enem!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: