Cinco dicas para melhorar a escrita

Redigir um bom texto é um dos pontos mais importantes para garantir a sua aprovação no vestibular, seja no Enem ou em outros processos seletivos pelo Brasil.

Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para você treinar a escrita e melhorar a qualidade dos seus textos. Confira!

1) Ler bastante

A leitura é uma grande aliada para aperfeiçoar a forma de escrever. Isso porque ela aumenta o seu vocabulário, auxilia nas estruturas gramaticais e expande seu conhecimento sobre diversos assuntos.

Vale também dar uma chance para os diferentes tipos textuais e gêneros literários: crônicas, resenhas críticas, prosas, fábulas e reportagens vão enriquecer o seu repertório linguístico e cultural, oferecendo novas oportunidades de escrita.

O gênero textual mais comum nas provas é o dissertativo-argumentativo, porém há casos de instituições que cobraram outros modelos, como o narrativo, o descritivo, entre outros.

Em 2015, por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pediu que os vestibulandos produzissem uma carta-convite endereçada à comunidade escolar para uma reunião que traria soluções para solucionar conflitos violentos na escola. Em 2013, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pediu, como prova de redação, uma resenha de um dos livros obrigatórios no processo seletivo.

Por isso, lembre-se: é importante diversificar as leituras e saber diferenciar os tipos de textos.

2) Pesquisar redações “nota 1000”

Procurar bons exemplos pode ser uma boa forma de aprender sobre as exigências dos vestibulares. Muitas das redações “nota 1000” estão disponíveis na internet, e algumas delas possuem até correção comentada.

A nossa dica é ler alguns desses materiais, observar a estrutura do texto e fazer o exercício de anotar tudo aquilo que te interessou. É importante também fazer uma comparação com as suas próprias produções, analisando em que é possível melhorar.

3) Estar por dentro das atualidades

Manter-se antenado ao que acontece no Brasil e no mundo é essencial para a sua preparação: acompanhe notícias, rádios, jornais, revistas e sites informativos. Boa parte das bancas avaliadoras escolhem assuntos em alta ou citam referências atuais para abordar temáticas mais gerais.

Organize seu tempo para pesquisar documentários sobre temas relevantes, como economia, meio ambiente e política, além de escutar podcasts e assistir a palestras e filmes sobre acontecimentos históricos. Quanto mais fontes, mais bem preparado você estará!

4) Escrever todos os dias

Com um bom background cultural, é a hora da prática: só se aprende a escrever escrevendo!

O treinamento deve fazer parte da sua rotina, então procure escrever todos os dias e revise os seus textos com atenção para a estrutura dos parágrafos, ortografia, coesão, concordância e repetição de palavras.

5) Trocar suas redações com seus amigos

O exercício de ler a redação do outro pode ajudar no desenvolvimento de todos! A nossa sugestão é criar um grupo com os seus amigos vestibulandos e trocar redações entre si, além de fazer comentários e dar dicas para melhorias do texto. Assim, vocês aprendem juntos com erros e acertos!

Para ajudar ainda mais na sua preparação, elaboramos o e-book Como fazer uma boa redação no Enem, com exemplos, sugestões e estratégias para garantir a nota 1000.

➤ Se você ainda não é aluno do Elite, faça a sua inscrição no Bolsão 2022 e realize o grande sonho de ingressar na universidade pública!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: