Como o Novo Ensino Médio pode ajudar na decisão da carreira profissional?

O Novo Ensino Médio possibilita a descoberta de novos interesses e habilidades, aliados ao conhecimento acadêmico.

Aprovado por lei em 2017, o Novo Ensino Médio será obrigatório a partir do próximo ano e trará mudanças no currículo e também nas disciplinas obrigatórias e optativas. Explicamos todas essas mudanças aqui

Mas você já sabe como ele pode ajudar na decisão do futuro profissional?

Trazendo maior autonomia para o estudante, o programa flexibiliza o currículo escolar, permitindo que os alunos escolham disciplinas eletivas das áreas de maior interesse por meio dos Itinerários Formativos.

A nova proposta visa ampliar as possibilidades dos jovens na descoberta da carreira que desejam seguir, estimulando o autoconhecimento, talentos, habilidades e valores. Afinal, a conclusão do Ensino Médio costuma ser um momento de muita indecisão entre os alunos, que constantemente se perguntam qual caminho devem seguir. 

De acordo com um estudo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), no Brasil, cerca de 56% dos estudantes que entraram na universidade desistiram da graduação no meio do caminho ou trocaram de curso. 

Esses dados evidenciam o desconhecimento das áreas, profissões escolhidas e das suas verdadeiras aptidões. A evasão universitária, então, acaba se tornando uma realidade, atrasando o sucesso profissional de diversos estudantes.

Seja com um curso técnico, licenciatura, bacharelado ou concurso militar, existem diversos caminhos que aliam estabilidade financeira, realização profissional e interesses individuais. Por isso, é importante que, ao longo da trajetória escolar, os alunos sejam incentivados a desenvolver o autoconhecimento, além de entender como as áreas se desenvolvem na prática. 

A intenção do Novo Ensino Médio é justamente contribuir para esse momento tão importante na vida de qualquer aluno, com horas destinadas a disciplinas técnicas e práticas.

Durante esse percurso, é importante que os estudantes façam algumas perguntas a si mesmos, como:

Comece a pesquisar sobre as áreas, mercado de trabalho, remuneração e possibilidades de crescimento. Com tudo definido, analise as suas opções e veja qual se encaixa melhor com seu perfil e objetivos.

Aqui no Elite, nós estamos sempre abertos a auxiliar o estudante nessa tomada de decisão: com atividades curriculares ou rodas de conversas, palestras e conversas pedagógicas exclusivas com orientadores especializados.

Por meio de projetos como o Teatro na Escola e Palco Elite, os alunos ampliam o seu repertório de narrativas, trabalham a organização, a imaginação, o pensamento crítico e reforçam o entendimento da linguagem não verbal.

Já no projeto Cine Marco Antônio, os estudantes se tornam cineastas e utilizam desde câmeras de celulares a equipamentos de alta definição para produzirem vídeos sobre a nossa sociedade com base nas disciplinas Filosofia, Geografia e Sociologia. Ao abordarem temas atuais, eles exercitam a pesquisa e a criatividade, desenvolvendo o senso crítico e criando um ambiente propício à discussão e ao debate.

Com o nosso Ecossistema de Aprendizagem Inovador (Eai), implantado no início de 2021, trabalhamos competências socioemocionais, como a capacidade de fazer suas próprias escolhas e a autoconfiança. Por meio de eletivas, como Marketing, Fotografia, Gastronomia e Criação de Games, os alunos podem ampliar os seus horizontes, descobrindo hobbies e futuras profissões.

Falando em Eai, nossa aluna Joana, do Elite Iguaçuano, deu um breve depoimento sobre como o projeto foi benéfico durante este ano e o que ela aprendeu nesse processo. Confira no vídeo!

 

Ainda não faz parte da nossa família? Entre em contato com a unidade mais próxima de você e confira a nossa proposta para o Ensino Médio 2022: https://ensinoelite.com.br/unidades/

Não deixe de realizar a sua inscrição para o nosso Bolsão! Confira todas as informações no link: https://ensinoelite.com.br/bolsao2022/

Escrito por:
Larissa Florentino


Posts relacionados: