Concurso militar: dicas para a reta final

Seu concurso militar está chegando? Então essa é a hora de revisar o conteúdo estudado ao longo do ano, relembrar as questões mais importantes e manter corpo e mente equilibrados para o dia da prova.

É normal se sentir ansioso nesse período, afinal ser aprovado na carreira militar é um sonho para muitos jovens e requer muita dedicação, persistência e foco. Mas fique tranquilo: você está preparado e receberá dicas importantes para garantir a sua aprovação. Confira!

1) Revisão final
Na semana da prova, não é indicado estudar novos conteúdos. O ideal é que você separe os dias anteriores para revisar os temas mais cobrados: reveja simulados, macetes, fórmulas que mais caem e questões que você teve mais dificuldade para resolver.

Lembre-se de checar os resumos e flashcards feitos ao longo do ano, pois eles ajudam a relembrar o conteúdo de forma rápida e objetiva.

Além disso, se o seu concurso aplica pesos diferentes para os conteúdos, dê uma atenção especial aos de maior peso e realize alguns exercícios dedicados a eles.

Outro ponto importante é cronometrar o tempo que você gasta ao realizar um simulado. Tudo isso será importante para tranquilizá-lo e ter a certeza de que fará uma boa prova.

2) Descansar é importante!

Essa dica vale para o ano inteiro, mas, especialmente, para a semana do concurso. É preciso cuidar do seu bem-estar.

Evite atividades perigosas, que possam trazer riscos. Prefira exercícios com os quais você já esteja acostumado, que possam beneficiá-lo nas próximas etapas do concurso, como corrida ou natação.

Mantenha uma alimentação saudável e priorize boas noites de sono para estar 100% relaxado no dia da prova.

3) Faça um checklist antes da prova
No dia anterior ao da prova, é importante deixar tudo preparado para evitar imprevistos e atrasos. Fazendo um checklist, você anota tudo o que precisa levar e não corre o risco de encontrar os portões
fechados.

Pensando nisso, separamos alguns pontos essenciais, que podem ajudar:
☑ Separe um documento com foto: sem ele, você não pode fazer a prova.
☑ Verifique o local e veja a melhor forma de transporte até lá.
☑ Confira o horário de fechamento dos portões.
☑ Chegue com antecedência: imprevistos podem acontecer, esteja preparado para que isso não interfira na sua participação.
☑ Leve, pelo menos, duas canetas esferográficas de cor azul ou preta.
☑ Não esqueça a garrafinha de água e um lanchinho, como uma barrinha de cereal.

Uma dica extra para a hora da prova é separar cerca de 30 minutos para a marcação do gabarito.

> Ainda não faz parte da #TropadoElite? Faça a sua pré-inscrição no Bolsão 2023 e receba a melhor preparação para realizar o seu grande sonho!

Escrito por:
Louise Delia


Posts relacionados: