Desafio da Redação: estrutura nota 1000

Está com dúvida de por onde começar ou como desenvolver a sua redação nota mil? Fique tranquilo, pois estamos aqui para ajudar. A professora Ana Paula Cordeiro escreveu um exemplo de redação estruturada da forma correta. Acompanhe abaixo:

 

Covid-19: impactos da pandemia para o planeta

“The Walking Dead” é uma série televisiva cujo enredo se passa em um cenário apocalíptico, resultado da dizimação de diversas comunidades e da contaminação de humanos por meio da mordida de zumbis. Apesar de ficcional, a trama assemelha-se à realidade vivenciada por significativa parte do globo no hodierno, já que a Covid-19, antes disseminada apenas na China, espalhou-se pelos cinco continentes, infectando e matando milhares de indivíduos. Nesse sentido, para o restante da população, os impactos dessa pandemia são também representativos, já que incidem sobre as questões trabalhistas e alimentícias. Isso posto, ações inovadoras a nível mundial devem ser elaboradas, com o fito de mitigar o quadro em questão.

A priori, destaca-se a demissão em massa de trabalhadores como um dos efeitos do surto virótico. À vista da situação generalizada, inúmeras autoridades decretaram o fechamento temporário de diferentes estabelecimentos, como reproduzido – demasiadamente – nos meios de comunicação. Tal exigência, embora praticada pela maioria, resultará na redução do quadro de funcionários de diversos locais, já que, sem movimentação financeira diária, empresas de pequeno e médio porte, sobretudo as ligadas ao comércio, são incapazes de arcar com os custos mensais de mão de obra por longos prazos. Para mais, o panorama, ainda, pode provocar a declaração de falência dos ambientes em voga.

A posteriori, produtos alimentícios serão encontrados com maior dificuldade em locais que trabalham com a venda dessas mercadorias em virtude da pandemia. Em razão da problemática, inúmeros cidadãos, por receio de que a crise seja potencializada, compram de forma excessiva insumos básicos para realizar estoque em suas residências. Esse fato, apesar de representar tranquilidade para alguns, é problema para outros, uma vez que impossibilita o acesso igualitário a itens que garantem a sobrevivência humana. Em síntese, o bojo em discussão é ilustrado pela “Teoria da escolha racional”, a qual afirma que o homem busca, pelo menor esforço, alcançar sempre o máximo de benefício para si, sedimentando ainda mais o individualismo.

Logo, apesar de medidas emergenciais já estarem sendo tomadas, intervenções antes inimagináveis carecem de ser rapidamente elaboradas. Desse modo, os chefes de Estado de cada nação devem criar polos ultramodernos de pesquisa científica, com doutores e pós-doutores da área da saúde, em cada continente, voltados exclusivamente para estudos de surtos viróticos controlados e em ascensão. Essa ação visaria à elaboração de testes 24 horas por dia que objetivassem a descoberta da cura do vírus no menor espaço possível de tempo, de maneira a tratar os casos existentes e impedir graves consequências para a população. A partir disso, esperar-se-á que o enredo de “The Walking Dead” jamais se concretize na vida real.

Escrito por:
Maria Clara Cabreira


Posts relacionados: