Dicas e técnicas para melhorar o seu desempenho em exames de múltipla escolha

O modelo de questões de múltipla escolha, também conhecido como prova objetiva, é o mais comum e utilizado pelos concursos mais concorridos do Brasil.


Mesmo sendo o formato mais tradicional e aquele que quase todo mundo conhece, esse modelo também é muito temido por alguns estudantes. Se esse é o seu caso, fique tranquilo, elaboramos este artigo pensando em te ajudar a se preparar e entender esse formato de prova.

As dicas compartilhadas servirão para auxiliar o seu desenvolvimento, mas é importante lembrar que a melhor forma de obter sucesso em uma prova é se dedicar aos estudos com organização e antecedência. Estudar sempre será a dica número um!

Confira algumas sugestões que irão potencializar a sua performance na hora de fazer uma prova com questões de múltipla escolha:

1- Tenha calma

Uma das dicas mais importantes é: tenha calma. Faz parte ficar nervoso durante uma prova decisiva. O nervosismo tende a aumentar quando você não sabe responder a alguma questão, sendo assim, respire fundo, lembre-se do quanto você estudou e de que você é totalmente capaz de obter um bom resultado, tome uma água e volte a se concentrar.

2- Conheça o tipo de prova e a banca

Se você irá fazer uma prova, principalmente se for o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou algum concurso público, busque pelas edições passadas, refaça questões anteriores e conheça bem a banca.

Ao refazer as provas passadas, você conseguirá se familiarizar com o modelo utilizado, tipos de questões (algumas se repetem de forma remodelada), treinar seu tempo de resposta e conhecer quais são os critérios determinados pela banca. Se seguir esse caminho, sem dúvidas, poderá obter melhores resultados.

3-  Antes de começar, verifique a prova de forma geral

Uma estratégia recomendada é: resistir ao impulso de sair respondendo às questões na mesma hora em que recebe a prova. Ao invés disso, tente começar dando aquela verificada geral na prova, leia atenciosamente todas as questões e alternativas.

Você pode se surpreender ao encontrar a resposta de uma pergunta no enunciado da outra. Além disso, ao começar “passeando pela prova”, certamente você irá se recordar do que foi estudado, e isso fará com que o seu cérebro se acalme, permitindo que você tenha mais foco e concentração para fazer a prova.

 

Gostou do conteúdo? Acesse o blog Estudo em Dia e fique por dentro de mais dicas que preparamos para te ajudar nas provas de múltipla escolha!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: