Dicas para transformar o quarto numa sala de aula

Em tempos de isolamento e de adaptações, o ensino não presencial se tornou uma realidade e o quarto de casa virou a sala de aula! Para que essa nova rotina seja mais leve e proveitosa, nós reunimos algumas dicas essenciais para que esse ambiente seja adequado aos estudos:

 

  1. Organize sua mesa de estudos

Garanta que a mesa de estudos do seu quarto esteja em um lugar bem-iluminado e silencioso, o que pode te ajudar a manter o foco nas atividades do dia. O ideal é uma mesa que comporte com tranquilidade os seus materiais de estudo e também uma cadeira confortável. Canecas e copos podem servir para organizar os lápis e canetas, revisteiros e cestos podem te ajudar a guardar os livros e cadernos que não precisam ficar todo o tempo sobre a mesa. E mantenha o espaço em ordem, tá? Uma mesa limpa e organizada vai te ajudar na produtividade.

 

  1. Crie uma rotina

Mesa arrumada? Agora é a hora de você criar a sua própria rotina de estudos: estabeleça horários — incluindo intervalos — e faça uma listinha de metas diárias. A sugestão é que seus horários acompanhem os que você cumpria na escola, isso vai te ajudar a assimilar melhor. É importante que você tenha visibilidade de suas tarefas e do prazo que tem para concluí-las. Então, tenha suas anotações bem claras em cadernos ou mesmo em uma agenda.

 

  1. Improvise um quadronegro

Já pensou em pintar uma das paredes com tinta-lousa para transformar o seu quarto numa sala de aula com quadro-negro e tudo? A ideia pode ser uma forte aliada para que você tenha seus estudos e aprendizados diários sempre à vista. Além disso, a tinta pode ser facilmente encontrada e pintar uma parede em família pode ser a maior diversão no fim de semana.

 

  1. Monte um mural

Você pode improvisar um mural igual ao que tem na sua sala de aula, aproveitando um quadro de madeira antigo, um pedaço de cortiça ou, ainda, uma placa de metal. O ideal é que seu mural fique localizado bem perto da sua mesa de estudos. Tenha no mural um calendário à mostra. Lá você pode prender um calendário, uma lista de afazeres da semana, fotos dos amigos e também post-it coloridos — que ainda ajudam a decorar e vão deixar seu momento de estudo mais divertido.

 

  1. Hora do descanso!

Entre uma atividade e outra, dê uma pausa de alguns minutos para descansar. Vale montar um cantinho do descanso no seu quarto também! Experimente espalhar almofadões pelo chão e organizar uma playlist com músicas relaxantes antes de você retomar sua rotina de estudos.

 

Escrito por:
Maria Clara Cabreira


Posts relacionados: