Enem: você sabe como funciona?

Hoje o Enem é a principal porta de entrada para as universidades públicas do Brasil. Saiba como a prova funciona!

 

Com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, em 1998 foi desenvolvido o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi apenas no ano de 2009, em sua segunda versão, contudo, que o teste passou a ser utilizado como forma de acesso ao ensino superior.

Enem 2021: como funcionam as provas impressas e digitais?

Com as inscrições encerradas no mês de julho, a fase seguinte do Enem ocorrerá nos dias 21 e 28 de novembro, quando serão aplicadas tanto as provas impressas quanto as digitais.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os anos, prepara cinco tipos de provas impressas, que são separadas por cores (amarelo, azul, branco, cinza e rosa). Os exercícios são idênticos, mudando apenas a ordem das perguntas.

Desde a sua última edição, o Enem traz uma novidade: a versão digital do exame. O Enem Digital 2021 possuirá a mesma logística, estrutura e aplicação da versão impressa, a única diferença é a prova objetiva, que deverá ser realizada por meio de computadores disponibilizados nos locais de prova.                  

Vale lembrar que, apesar das questões objetivas serem respondidas digitalmente, a redação seguirá o modelo tradicional, continuando a ser escrita no papel. Além disso, o modelo digital só poderá ser feito por estudantes que já concluíram ou irão concluir o ensino médio em 2021, não sendo liberado para treineiros.

Observação: na versão atual, o modelo digital contará com recursos de acessibilidade inéditos. Para saber mais, acesse o conteúdo no portal do Ministério da Educação.

No primeiro dia, os candidatos terão cinco horas e meia para responder às 45 questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e às 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, além de escrever a redação.

Já no segundo dia, a prova será composta por 45 questões de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e por 45 questões de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, porém com 30 minutos a menos para a sua realização, totalizando um total de cinco horas.

Lembrando que, além de realizar as questões, é necessário conferir os dados pessoais, assinar o caderno de questões e fazer as marcações no cartão-resposta durante o tempo preestabelecido.

Observação: não é permitido o uso de relógios e celulares durante o exame. Por isso, os fiscais informam a passagem das horas para que os vestibulandos possam se organizar. Então, caso você vá fazer o Enem 2021, fique atento ao controlar o seu tempo!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: