Vestibular x férias: como aproveitar as férias escolares sem perder o ritmo de estudos

Além de ser tempo de descanso, as férias também são uma oportunidade de organizar e curtir a rotina de estudos de maneira mais relaxada e produtiva

O tempo das férias é fundamental e de extrema importância para o descanso físico e psicológico, além de ser uma ocasião ideal para reorganizar os pensamentos e até mesmo os estudos.

Por isso, intercalar os horários reservados para os estudos com algumas atividades de lazer, que também podem ser educativas, é de extrema importância para que o processo de aprendizado seja estruturado e desenvolvido de maneira completa e eficaz.

Confira a nossa lista de dicas sobre o que fazer nas férias escolares!

 

1- Pratique esportes, faça exercícios físicos

Às vezes, a rotina intensa de estudos e trabalho é a desculpa perfeita para não praticarmos exercício físico, mas, nas férias, é importante aproveitar o momento para colocar o corpo em movimento. Isso não quer dizer que, ao entrar de férias, você precisa se matricular em uma academia. Contudo, se você aproveitar o tempo livre para caminhar, andar de bicicleta ou fazer trilhas na natureza, fará um bem enorme para a sua saúde física e mental. Experimente!


2- Faça programas culturais, visite exposições, vá ao cinema

Tem sempre alguma coisa interessante acontecendo em algum lugar, até mesmo on-line. Você pode assistir a um filme ou peça de teatro ou visitar exposições culturais, essas também são formas de aumentar seu repertório cultural, podendo te beneficiar em provas e vestibulares.


3- Encontre os amigos

Estudos já mostraram que o convívio social — seja de amigos, familiares ou cônjuge — está fortemente associado a menores níveis de estresse e ao bom humor, além de impulsionar a saúde cardiovascular e melhorar as taxas de recuperação de doenças. Então, não perca tempo e aproveite as férias para visitar seus amigos.

Fique ligado: caso você opte por fazer alguma atividade presencial, lembre-se sempre de seguir todos os protocolos de saúde da Covid-19!

 

O que você achou das nossas sugestões? Está animado para saber quais são as próximas? Acesse o blog Estudo em Dia e fique por dentro de várias dicas para aproveitar as férias sem perder o ritmo de estudos!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: