Viva o Português!

Nove! São nove os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste dividem conosco a honra de ter o português como língua materna.

 

Considerado um dos idiomas mais difíceis do mundo, ele esconde pegadinhas e particularidades capazes de travar a língua de qualquer falante desavisado. E para comemorar essa data, separamos algumas curiosidades sobre a nossa tão amada (e às vezes maltratada) língua portuguesa.

 

1) Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

Essa palavra, que é a maior do nosso vocabulário, se refere a uma doença gerada pela aspiração de cinzas vulcânicas. Difícil, né?

 

2) Piauiense

A palavra em português com a maior sequência de vogais. Na nossa língua, é comum termos sequências de duas ou três vogais. Piauiense contém cinco!

 

3) Oi? Diacrítico?

Isso mesmo. Acentos gráficos, os diacríticos têm um nome pomposo para chamar de seu. Os apelidos que usamos para eles no dia a dia são acento agudo/grave, cedilha, trema (que caiu em desuso depois do acordo ortográfico) e til.

 

4) Cê cedilha

A cedilha ocorre apenas na nossa língua e no francês, mas sua verdadeira origem é espanhola! A versão original dessa consoante se refere ao diminutivo de “ceda”, nome da letra “z” em espanhol, que era colocado embaixo da letra “c” para indicar o som que conhecemos hoje.

 

5) Berin(g)(j)ela?

Ambos os jeitos de se escrever estão corretos, PORÉM preste atenção em que país você está! É isso mesmo. A palavra pode ser escrita das duas formas: no Brasil, o certo é com j e, em Portugal, com g.

Escrito por:
Ursula Laino


Posts relacionados: