Preparação completa: como trabalhar corpo e mente para concursos militares

Seguir carreira dentro das Forças Armadas é o sonho de centenas de estudantes que buscam servir à Pátria, obter estabilidade e desfrutar de diversos benefícios. Os concursos militares, anunciados anualmente, costumam ser bastante concorridos e exigem um alto nível de preparação dos candidatos, que devem dominar os conteúdos listados no edital.

Para obter sucesso no processo seletivo, no entanto, não basta dominar a teoria: é necessário também controlar a ansiedade e ter preparo físico para encarar as demais fases de seleção. Pensando na exigência de uma preparação completa, que abarque também o corpo e a mente, a gerente do segmento militar do Elite Rede de Ensino, Camila Andrade, listou 10 dicas fundamentais para os estudantes.

Confira!

 

  1. Acredite!

Antes de mais nada, você precisa acreditar em si mesmo e em seu potencial! Trabalhe diariamente sua autoconfiança e aprenda a dominar a sua mente.

  1. Trabalhe o corpo e a mente em conjunto

Alimentação balanceada, prática de atividades físicas e uma boa noite de sono são essenciais para melhorar o rendimento dos estudos. É comum que, com o nervosismo, surja o desejo de estudar de madrugada, trocando o dia pela noite, mas não faça isso! O sono é muito importante para a consolidação da aprendizagem. Durma sempre cerca de 7 horas por noite.

  1. Matéria vista é matéria estudada

Revise o conteúdo visto em sala no mesmo dia. A nossa memória precisa de estímulos constantes para manter-se ativa. Revisar a matéria constantemente faz com que as explicações das aulas sejam lembradas com facilidade.

  1. Monte um horário de estudos equilibrado

Respeite as suas dificuldades e facilidades em cada disciplina e estabeleça intervalos de 15 minutos ao longo do dia. Evite interromper o horário de estudo indo ao banheiro ou bebendo água. Exercite sua disciplina e faça isso nos intervalos programados.

  1. Não se limite a uma prova

Embora o seu foco seja o concurso de uma instituição específica, há muitos exercícios extraídos de provas de outros concursos, que são excelentes para praticar. Por isso, tire um tempo para resolver questões de outros concursos.

  1. Foco no mais fácil

A nota mínima para ser aprovado em determinadas disciplinas, como Matemática e Física – a depender do concurso, são relativamente baixas. A sua aprovação, portanto, não depende de acertar as questões difíceis. Concentre-se sempre nas questões fáceis das provas.

  1. Teste sempre os seus conhecimentos

Faça todos os simulados com seriedade. A realização desses testes é uma ótima oportunidade de avaliar o seu desempenho e descobrir quais disciplinas exigem mais atenção. Além disso, aproveite esse momento para experimentar estratégias, escolher a melhor ordem de resolução das questões e controlar o seu tempo de prova.

  1. Tire todas as suas dúvidas

Aproveite seus professores e monitores para pedir ajuda sobre questões ou conteúdos que ainda estejam gerando dúvidas. Assim, você se sentirá mais seguro e preparado para encarar a prova.

  1. Dê um gás na reta final

Nas semanas que antecedem o concurso, resolva as provas anteriores para conhecer o estilo de questões da banca e para revisar os principais tópicos da matéria.

  1. Respire fundo e relaxe

Na noite anterior, procure relaxar e descansar bem para estar calmo na hora da prova. Controlar a ansiedade é essencial para ter um bom desempenho. Evite pensar em problemas que ocorreram ao longo do ano ou nos assuntos que você teve mais dificuldade. Lembre-se das excelentes aulas, dos professores e de tudo que você aprendeu durante o ano.

 

Com essas dicas, você estará com a mente e o corpo preparados para alcançar a sua vitória! Seja forte e conte conosco, acreditamos em seu potencial!

Escrito por:
Amanda Lira


Posts relacionados: